CONTATOS P/ SHOWS

EMERSON - (14) 3433-1786 - (14) 9761-5635
LUISINHO - (14) 9798-2336

AGENDA

03/09/11 - ESPAÇO CULTURAL MARILIA

terça-feira, 29 de abril de 2008

Fim da linha para o Stratovarius
Ilustrada

Depois de meses mergulhado num mar de mistério, o futuro do Stratovarius finalmente veio à tona: a banda acabou. O guitarrista Timo Tolkki transmitiu a notícia por meio de um comunicado em seu site. Pelo que se lê no longo texto, os principais motivos para a dissolução da banda finlandesa foram os constantes desentendimentos entre seus integrantes.

Segundo Tolkki, as rusgas vinham se intensificando desde que o vocalista Timo Kotipelto e o baixista Jörg Michael entraram no Stratovarius, há pouco mais de uma década. “Durante todo o tempo”, escreveu o guitarrista, “houve tensões e negatividade pairando no ar. Isso se concentrava basicamente em mim, Timo Kotipelto e Jörg”.

A decisão levou algum tempo até ser tomada. Quando o Stratovarius passou pelo Brasil, em 2006, a banda já estava fadada a acabar. “Tentamos gravar, pela terceira vez, um DVD ao vivo em São Paulo, mas não pudemos usar as filmagens porque tocamos muito mal”, conta Timo Tolkki. “Foi tudo uma droga. O clima era de ‘estamos a trabalho’. Mas não para mim. Pelo menos, ainda não naquele ponto. Porém, eu sentia que o ninguém estava com o coração na banda e que tudo estava acontecendo pelo dinheiro”.

A gota d’água para que Timo Tolkki decidisse findar sua banda foi a apresentação que o Stratovarius fez no festival Wacken Open de 2007 (Alemanha). “Eu também estava mantendo a banda viva por dinheiro. Foi quando decidi parar”. Em outubro daquele mesmo ano, Tolkki escreveu um e-mail comunicando seus colegas sua decisão, que só se oficializou agora, por questões legais.

Muitas já desconfiavam de que algo de grave acontecia com o Stratovarius. Timo Tolkki vinha se envolvendo em diferentes projetos, todos paralelos à banda. O mais recente é o Revolution Renaissance, que deve lançar seu disco de estréia em 2008. “Quero agradecer a todos os fãs do Stratovarius pelo amor e apoio. Nós nos veremos de alguma forma, em algum lugar. Vocês sempre vão permanecer no meu coração”, conclui Timo Tolkki.

Nenhum comentário: