CONTATOS P/ SHOWS

EMERSON - (14) 3433-1786 - (14) 9761-5635
LUISINHO - (14) 9798-2336

AGENDA

03/09/11 - ESPAÇO CULTURAL MARILIA

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Kiss, Bowie e The Who ; veja quem nunca foi nº 1 na parada
Getty Images
David Bowie nunca conseguiu chegar ao topo da Billboard
David Bowie nunca conseguiu chegar ao topo da Billboard

Se hoje em dia o topo da parada americana, a Billboard, reveza rappers com cantoras country ou de hip-hop na liderança, em outros tempos o lugar mais alto do ranking já foi dominado por gigantes da música como Beatles e Elvis. Porém, poucos sabem, mas existe um "clube" mais seleto que do que de quem já esteve no topo: o clube de quem já esteve "quase lá".

Estar no topo da parada americana significa que seu álbum foi o mais vendido naquela semana. Esta missão já foi tão árdua em tempos passados que acabou deixando alguns nomes lendários longe desta conquista. E pior. Com a mudança do foco da indústria fonográfica, nomes como Kiss e David Bowie, caso não façam uma parceria com Jay-Z ou algum artista parecido, podem terminar suas carreiras sem nunca terem realizado tal façanha.

Confira alguns nomes que nunca foram número 1

David Bowie
Um dos maiores nomes do rock e responsável por influenciar diversas gerações da música nunca chegou ao topo da parada americana. Embora tenha liderado incontáveis vezes a lista britânica, sua maior aproximação com o número 1 da Billboard foi com Station to Station (1976) que chegou ao terceiro lugar. Let's Dance (1983) chegou na quarta posição e Tonight (1984) foi o 11º.

Tom Petty
Como cantor solo, acompanhado pela banda Heartbreakers ou no grupo Traveling Wilburys, (que contava ainda com Bob Dylan e George Harrison) o máximo que Tom Petty chegou foi na segunda posição com o álbum Damn the Torpedoes. A culpa? The Wall, lançado pelo Pink Floyd, ficou no topo durante 15 semanas.

Kiss
Sim. Com tantos sucessos e tantos fãs, o Kiss nunca chegou ao topo da parada americana. Em 1977, o álbum Love Gun chegou ao número 4 da parada. O maior êxito dos mascarados, porém, veio somente em 1998 com o lançamento de Psycho Circus, terceiro colocado na semana de seu lançamento.

Public Enemy
Um dos maiores nomes do rap, o Public Enemy teve em sua carreira apenas o número 4 da Billboard com o álbum Apocalypse 91...The Enemy Strikes Black (1991). Desde então, o grupo lançou álbuns que nem entraram no top 10 como Revolverlution (2002), que ficou na posição 110.

Duran Duran
Os hits grudentos e melosos que o Duran Duran fez nos anos 80 não foram suficientes para um lugar no topo. Rio (1983) ficou apenas com o sexto lugar da parada (Michael Jackson havia lançado Thriller e estacionou na liderança do ranking). Arena, um registro ao vivo da turnê de 83/84 foi seu maior êxito: quarto lugar.

The Who
As óperas-rock compostas por Pete Townsend não se deram muito bem com o público americano. Um dos maiores nomes do rock inglês nunca esteve no topo da Billboard, mas chegou bem perto em 1973 e 1978. Quadrophenia (73) e Who Are You (78) chegaram na segunda posição da parada.

Ozzy Osbourne
Nem na carreira solo e nem liderando o Black Sabbath Ozzy conseguiu chegar ao topo da Billboard. Com o Sabbath, o maior feito veio com Master of Reality na oitava posição. Solo, Ozzy se deu melhor e atingiu a quarta posição com Ozzmosis (1995) e Down to Earth (2001).

The Cure
O rock depressivo do grupo liderado por Robert Smith chegou bem perto, mas não visitou o topo da Billboard. Em 1992, o The Cure chegou na vice-liderança da parada com o álbum Wish.

Morrissey
Nem solo e nem com o Smiths Morrissey conseguiu o feito. Na verdade, o britânico não chegou nem perto de liderar a parada. Seu maior êxito veio com You Are The Quarry (2004) que chegou na 11ª posição. Com o Smiths, a melhor posição foi apenas a 55ª com o álbum Strangeways, Here We Come.

Motörhead
É verdade que o rock pesado da banda liderada por Lemmy Kilmister não é o melhor exemplo de popularidade, mas até que o grupo chegou bem perto da liderança. Em uma compilação chamada WWF: The Music Vol 5, uma coletânea de canções que tocavam em lutas livres, vendeu 176 mil cópias na semana de estréia e ficou na segunda posição. Em seus álbuns de estúdio, o maior feito do Motörhead foi apenas a 142ª posição com 1916, lançado em 1991.

Redação Terra

Nenhum comentário: